O que estou lendo... # 1

O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde


0 Comments:

O Gato do Brasil e Outras Histórias de Terror e Suspense - Sir Arthur Conan Doyle

Sim, confesso: Eu nunca li Sherlock Holmes... Pois é, um defeito... 


E até essa semana, nunca havia lido nada do Conan Doyle, até que resolvi ler O Gato do Brasil e Outras Histórias de Terror e Suspense. São quatro contos bem curtinhos: O funil de couro, A nova catacumba, O caso de Lady Sannox e O gato do Brasil.


A escrita é muito agradável, mas confesso que não gostei muito do primeiro conto O funil de couro, se fosse por ele, eu não teria lido os outros três. Ainda bem que eu insisti e resolvi dar mais uma chance para o livrinho. Os outros três contos são bastante agradáveis e me deixaram com aquele gostinho de quero mais.

Enfim, não tenho muito material para comparação, afinal, suspense e terror não são meus estilos favoritos. Acho que até hoje, deste estilo, só li um livro e meio da Agatha Christie e jamais abri um exemplar de Sidney Sheldon. Se é que dá para comparar esses dois ao Conan Doyle. Mas enfim...confesso que sou uma completa ignorante no assunto.

Em relação ao Sherlock Holmes, eu só sei que ele é o detetive mais engenhoso e inteligente de todos os tempos e que tem um museu lá na Baker Street, em Londres. Também sei que em histórias de detetives, primeiro nos deparamos com o mistério e depois com os exercícios de lógica, dedução, adivinhação e intuição que alguma mente brilhante terá a competência de desvendar.

Em O Gato do Brasil e Outras Histórias de Terror e Suspense não é bem assim que a banda toca. Nos quatro contos, sabemos de antemão o que aconteceu, acompanhamos o desenrolar dos fatos e somente depois descobrimos como aquele "incidente" foi divulgado à sociedade como um mistério.

Não sei se considero os contos como terror ou suspense, talvez suspense psicológico... muito bem elaborados, por sinal... 

É uma leitura fácil, rápida e agradável - é daquela coleção de 64 páginas da L&PM. Passando o primeiro conto, os outros três me deixaram com vontade de ler mais do Sir Arthur Conan Doyle.

Os contos que mais gostei foram A nova catacumba e o Gato do Brasil

Sendo assim, eu recomendo. 




2 Comments:

Um Negócio Fracassado e Outros Contos de Humor - Anton Tchékhov

Tchékhov era um excelente contador de histórias. Ele nasceu em 1860 em Taganrog, cidade aos pés do Mar de Azov. Filho de um pequeno comerciante, Tchékhov não teve uma infância das mais fáceis, sendo obrigado a sustentar-se na adolescência dando aulas particulares.

Terminado o ginásio, ele mudou-se para Moscou, cidade onde também, pelo menos inicialmente, não foi agraciado com uma vida muito fácil. 

Após matricular-se na Faculdade de Medicina de Moscou, para manter a si e a sua família, Tchékhov virou um colaborador em várias publicações periódicas, escrevendo por encomenda para editores que exigiam textos breves, leves, descompromissados, humorados e de "fácil leitura".

E é exatamente dessa época que retiram-se os 38 contos reunidos em "Um Negócio Fracassado e Outros Contos".

Todos os contos dessa edição são do início da carreira de Tchékhov, escritos no final do século XIX, na Rússia pré-Revolução, época bastante conturbada e de grande repressão política e violência social.

Sarcasmo sutil e ironia refinada marcam essa pequena coletânea, com textos escritos exatamente para contrabalançar os complicados acontecimentos sociais, mas que deixam transparecer que os hábitos daquela época não eram tão distintos da nossa realidade atual.

Nas entrelinhas dessa coletânea encontramos o realismo crítico, recheado de hipocrisia, prepotência e corrupção. Observador da natureza humana, Tchékhov descortina os vícios sociais que já maculavam a sociedade do século XIX. 

É uma leitura fácil, rápida e instigante, que fará com que sua ida ao trabalho, no coletivo lotado, seja muito mais agradável.

Assim, quem quer conhecer o início da carreira literária de Tchékhov, não pode deixar de apreciar esse livrinho.

Recomendadíssimo!!!

0 Comments:

Incidente em Antares - Érico Veríssimo

Quem gosta de literatura fantástica e humor aí, levanta a mão! Levantou? Agora se joga na leitura!

Escrito em 1971, Incidente em Antares é o livro mais deliciosamente humorado do Veríssimo. Tudo é uma grande alegoria sobre a hipocrisia e o autoritarismo, escrito de uma forma tão deliciosa que você vai chorar de rir.

De lambuja, você ainda ganha uma aula de história do Brasil, além de crítica ferrenha à podridão da ditadura e dos vícios morais da sociedade.

No fundo, no fundo... essa história é uma ferrenha crítica política que a ditadura esqueceu de censurar! Em tempos de oligarquia, um livro desses nunca é bem-vindo!

A história

Imagine sete mortos - já apodrecendo - que levantam de seus caixões? Imaginou? Pois então, agora imagine-os revoltados por causa da greve dos coveiros? Imaginou também? Agora focalize esses sete indivíduos descendo (capengamente) a ladeira do cemitério para reivindicar seu direito a um enterro digno em pleno coreto da cidade de Antares...

Então, prepare-se para rir muito!

Érico Veríssimo é simplesmente um dos maiores escritores brasileiros. É muita competência para uma caneta só, minha gente!

Não conhece nada dele? Corre para a biblioteca e escolhe qualquer livro do senhor Veríssimo... É satisfação garantida!

Incidente em Antares? Recomendadíssimo! 




0 Comments:

Categories

Subscribe Us