Martin Claret - Me explica por quê?

Algo que me deixa muito chateada é a enorme capacidade da Martin Claret de espantar leitores... É impressionante!

Eles possuem uma lista de títulos maravilhosa, cheia de clássicos da maior qualidade (obras já em domínio público), que fazem a alegria de qualquer leitor.

Porém, contudo, todavia... nem a qualidade de seus títulos consegue salvar o mau gosto da editora em relação à arte das capas e diagramação do texto.

Às vezes, eu até tenho vontade de comprar a edição martinesca, mas a feiura da capa me espanta. 

Claro que jamais podemos julgar um livro pela capa, não.... isso não, mas andar com aquela obra de horror debaixo do braço chega a ser vergonhoso.  

Em 99,9% das vezes, eu acabo escolhendo a mesma obra de outra editora para levar pra casa,  muitas vezes mais cara (pois a maioria dos títulos são de domínio público - ou todos?).

Dá pra comparar um L&PM ou da própria Livraria Saraiva de bolso com os feiosos "martinsclarenses"???

Na hora da escolha, a Martin perde e feio!


Veja bem, em um livro bom, a capa é o que menos interessa, mas... podendo escolher, o com a capa menos feia será escolhido. E é aí que a Martin Claret sai perdendo. 

Dificilmente eu me interessei por algum título da Martin Claret que não houvesse em outra editora em uma edição "mais cuidada", pena...

Não bastasse esses defeitos estéticos, ainda corre à boca pequena que a Martin Claret possui grandes problemas de tradução e revisão... 

Nesse aspecto não posso ajudar muito, pois na minha estante, da Martin Claret, só possuo a Cidade Antiga de Fustel de Coulanges, que desisti de ler em razão dos números das páginas serem impressos numa espécie de marca d'água numérica que ocupa quase 25% da página, o que acaba irritando no decorrer da leitura.  

Toda vez que abro o livro, aqueles números pulam na minha cara... Me dá até comichões. Sei lá, deve ser psicológico.

Parece... veja bem, parece... que a Martin Claret tem tentado melhorar isso, tanto que já alteraram os números das folhas e algumas capas. Pois muito que bem, se assim for... me arriscarei na compra de futuros exemplares...  

Mas ainda assim, continuo a me deparar com pequenas demonstração de mau gosto nas prateleiras da cidade... 

E aí Martin Claret, me explica por quê?









0 Comments:

Categories

Subscribe Us