O Gato do Brasil e Outras Histórias de Terror e Suspense - Sir Arthur Conan Doyle

Sim, confesso: Eu nunca li Sherlock Holmes... Pois é, um defeito... 


E até essa semana, nunca havia lido nada do Conan Doyle, até que resolvi ler O Gato do Brasil e Outras Histórias de Terror e Suspense. São quatro contos bem curtinhos: O funil de couro, A nova catacumba, O caso de Lady Sannox e O gato do Brasil.


A escrita é muito agradável, mas confesso que não gostei muito do primeiro conto O funil de couro, se fosse por ele, eu não teria lido os outros três. Ainda bem que eu insisti e resolvi dar mais uma chance para o livrinho. Os outros três contos são bastante agradáveis e me deixaram com aquele gostinho de quero mais.

Enfim, não tenho muito material para comparação, afinal, suspense e terror não são meus estilos favoritos. Acho que até hoje, deste estilo, só li um livro e meio da Agatha Christie e jamais abri um exemplar de Sidney Sheldon. Se é que dá para comparar esses dois ao Conan Doyle. Mas enfim...confesso que sou uma completa ignorante no assunto.

Em relação ao Sherlock Holmes, eu só sei que ele é o detetive mais engenhoso e inteligente de todos os tempos e que tem um museu lá na Baker Street, em Londres. Também sei que em histórias de detetives, primeiro nos deparamos com o mistério e depois com os exercícios de lógica, dedução, adivinhação e intuição que alguma mente brilhante terá a competência de desvendar.

Em O Gato do Brasil e Outras Histórias de Terror e Suspense não é bem assim que a banda toca. Nos quatro contos, sabemos de antemão o que aconteceu, acompanhamos o desenrolar dos fatos e somente depois descobrimos como aquele "incidente" foi divulgado à sociedade como um mistério.

Não sei se considero os contos como terror ou suspense, talvez suspense psicológico... muito bem elaborados, por sinal... 

É uma leitura fácil, rápida e agradável - é daquela coleção de 64 páginas da L&PM. Passando o primeiro conto, os outros três me deixaram com vontade de ler mais do Sir Arthur Conan Doyle.

Os contos que mais gostei foram A nova catacumba e o Gato do Brasil

Sendo assim, eu recomendo. 




2 comentários:

  1. O gato do BRASIL daria uma boa teledramaturgia.

    ResponderExcluir
  2. A leitura sobre o gato do Brasil fria depois passa para morna até ESQUENTAR um texto muito interessante mesmo.um filme, minissérie ou até mesmo uma novela.quem sabe.

    ResponderExcluir

Categories

Subscribe Us