Um Negócio Fracassado e Outros Contos de Humor - Anton Tchékhov

Tchékhov era um excelente contador de histórias. Ele nasceu em 1860 em Taganrog, cidade aos pés do Mar de Azov. Filho de um pequeno comerciante, Tchékhov não teve uma infância das mais fáceis, sendo obrigado a sustentar-se na adolescência dando aulas particulares.

Terminado o ginásio, ele mudou-se para Moscou, cidade onde também, pelo menos inicialmente, não foi agraciado com uma vida muito fácil. 

Após matricular-se na Faculdade de Medicina de Moscou, para manter a si e a sua família, Tchékhov virou um colaborador em várias publicações periódicas, escrevendo por encomenda para editores que exigiam textos breves, leves, descompromissados, humorados e de "fácil leitura".

E é exatamente dessa época que retiram-se os 38 contos reunidos em "Um Negócio Fracassado e Outros Contos".

Todos os contos dessa edição são do início da carreira de Tchékhov, escritos no final do século XIX, na Rússia pré-Revolução, época bastante conturbada e de grande repressão política e violência social.

Sarcasmo sutil e ironia refinada marcam essa pequena coletânea, com textos escritos exatamente para contrabalançar os complicados acontecimentos sociais, mas que deixam transparecer que os hábitos daquela época não eram tão distintos da nossa realidade atual.

Nas entrelinhas dessa coletânea encontramos o realismo crítico, recheado de hipocrisia, prepotência e corrupção. Observador da natureza humana, Tchékhov descortina os vícios sociais que já maculavam a sociedade do século XIX. 

É uma leitura fácil, rápida e instigante, que fará com que sua ida ao trabalho, no coletivo lotado, seja muito mais agradável.

Assim, quem quer conhecer o início da carreira literária de Tchékhov, não pode deixar de apreciar esse livrinho.

Recomendadíssimo!!!

0 Comments:

Categories

Subscribe Us