10 Dicas para pessoas extremamente ocupadas encontrar tempo para leitura

Hoje encontrei dicas super interessantes sobre como fomentar o hábito de leitura em pessoas extremamente ocupadas. A postagem é do blog Listas Literárias, e achei que valia a pena reproduzi-las aqui:

10 Dicas para pessoas extremamente ocupadas encontrar tempo para leitura
Sabemos a importância do hábito de ler livros, porém, não raro os leitores aqui do blog comentam a falta de tempo para a leitura. Pensando nisso pensei algumas dicas para vocês incluírem a leitura em sua agenda concorrida:

1 - Durante o nº 2:  Angelina Jolie e Brad Pitt fazem o número 2, por isso não não se escandalize com essa dica um tanto escatológica, afinal a falta de tempo é sua. O fato é que mesmo os homens e mulheres mais ocupados sentem suas necessidades fisiológicas, e você pode tornar isto mais cultural, se durante aqueles 15 minutos de isolamento aproveitar para ler um capítulo de seu livro. A técnica é ideal para romances policiais, geralmente com capítulos curtos e ágeis que podem ajudá-lo a avançar com rapidez na leitura.

2 - Trajeto para o trabalho: Há sempre na vida opções. Nesse caso você pode amanhecer numa segunda-feira e ficar por uma hora inteira de cara emburrada no ônibus ou no trem por ter de ir ao trabalho, ou então aproveitar este trajeto para praticar sua leitura. Caso escolha a 2ª opção, além de crescer intelectualmente com os livros, o trajeto não lhe parecerá ter mais que alguns metros tamanha rapidez entre sua casa e seu trabalho.

3 - Use Transporte Coletivo: Já sei, não é seu caso, e graças ao seu talento e seu esforço agora você tem um carro, e com ele consegue fazer em 2 horas o mesmo caminho que fazia pela metade do tempo de trem. O único problema é que ao volante você não pode ler mais seus livros. Então mude, opte pelo transportes coletivo, pois além de arrumar tempo para ler, contribuirá para um planeta mais saudável.

4 - Leia antes de dormir: Pessoas extremamente ocupadas dormem pouco, mas ainda assim dormem. Portanto aproveite o ritual antes do sono chegar de vez, e tire no mínimo 30 minutos antes de dormir para ler. Além disto tomar-lhe quase nada de tempo, será um ótimo relaxante para você entregar-se aos bons sonhos, além dos demais benefícios da leitura.

5 - Substitua as novelas: Vocês vão me falar, mas essa lista não era sobre pessoas extremamente ocupadas? E é mesmo, mas vocês já repararam que não falta uma pessoa extremamente ocupada que vez por outra aparece comentando sobre a novela. Se vacilar até mesmo seu chefe sem tempo pra nada já deu pitaco sobre novela. Então faça a substituição, tirando de campo as tramas televisivas carregadas de clichês, por clássicos e grandes romances que podem abrir sua mente a novos horizontes longe das coisas comuns.

6 - Aproveite a precariedade dos aeroportos: Geralmente pessoas extremamente ocupadas precisam viajar de avião em nossos suntuosos e confortáveis aeroportos. São tão extremamente ocupadas que nunca há tomadas suficientes para seus notebooks com as baterias arriadas. Nessa hora meus amigos, não há muito o que fazer, e seria menos estressante se vocês já pisassem nesse espaço públicos pronto para a leitura, enquanto seus voos atrasam pela enésima vez. Aliás, vá mesmo preparado, comprar o livro em aeroporto não é uma boa lição de economia.
7 -  Integre às suas atividades: Pessoas extremamente ocupadas são assim por que trabalham muito. E se ler fizesse parte deste trabalho? Os benefícios da leituras são conhecidos e muitos, e certamente pessoas bem sucedidas possuem muitos livros em seu currículo. Portanto não perca tempo, encare a leitura (independente de gênero) como uma extensão de seu aperfeiçoamento no trabalho, e dedique a ela de 30 a 60 minutos diários. Um mente exercitada pode gerar ótimos frutos.

8 - Menos redes sociais: É incrível a quantidade que mesmo pessoas extremamente ocupadas dedicam-se conectadas a redes sociais. Serve aqui aquele paralelo ao mundo real, e imagine se as pessoas jamais descansassem, ficassem em casa, sempre na rua em busca de conversas e amizades? Pois é, muitas pessoas fazem maios ou menos isso quando se trata de redes sociais, e tudo que é exagerado pouco contribui para nossa evolução. Portanto, reduza o tempo conectado em redes sociais, e conecte-se a mundos imaginários construídos em grandes livros.

9 - Faça seu tempo. Determine a leitura como prioridade: Se uma coisa que pessoas extremamente ocupadas sabem lidar é com prioridades. Portanto se você conseguir estabelecer metas de leitura, certamente encontrará a melhor forma de encontrar brechas em sua agenda lotada.

10 - Imite outras pessoas extremamente ocupadas: Procure em jornais, sites e revistas onde possa encontrar entrevistas com pessoas extremamente ocupadas e de sucesso. Quase sempre será possível encontrar o livro predileto de cada uma delas, que são ou foram tão ou mais ocupadas que vocês. E isso não as impediu de ler. Faça como elas, e encontre o seu tempo para leitura.

0 Comments:

Categories

Subscribe Us