A Metamorfose - Franz Kafka

Publicado pela primeira vez em  1975, acho que todo mundo (ou quase todo mundo) sabe o enredo desse livro: personagem principal se transforma em um inseto gigante, tem que lidar com isso e com a reação de sua própria família a esta mudança.

Enfim, apesar de parecer ser um enredo simples, na minha opinião "A Metamorfose" é um livro sobre relacionamentos. Sobre como as pessoas não estão preparadas para aceitar mudanças e como o diferente incomoda. 

Em realidade, tudo me pareceu uma enorme crítica à sociedade e à incompreensão. Em como é mais fácil esconder a "sujeira debaixo do tapete" do que encarar as mudanças da vida - e se adequar a elas.

"A Metamorfose" é uma grande alegoria sobre o sentimento de inadequação que muitos carregam dentro de si. É um filho que não seguiu o caminho estipulado pelo pai, é um filha que não escolheu relações ortodoxas, é um parente que mudou, ou abandonou, uma religião e por aí vai. São pessoas que ultrapassaram a linha do "normalmente esperado" e por isso foram excluídas do convívio dos seus até que não lhes restasse mais nada.

Com esse pequeno livro, fica muito fácil entender porque Kafka está entre os grandes nomes da Literatura Mundial. 

Enfim, quem não leu, leia! 

Vale a pena!

.



0 Comments:

Categories

Subscribe Us