O Personagem ou A Personagem???

Há tempos esta questão me intriga: Personagem é um substantivo masculino ou feminino?

O dicionário Houaiss e o Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras consideram personagem um substantivo comum de dois gêneros, sendo correta as duas formas: o/a personagem.

Pesquisando sobre o assunto, descobri que antigamente era comum a utilização desse substantivo na forma feminina. 

A possível explicação para isso é que a maioria dos substantivos terminados em "agem" é do gênero feminino (viagem, margem, imagem, bagagem etc). Sendo assim, personagem deveria seguir o mesmo destino, mas como visto não é bem assim que a banda toca.

Outra explicação [só que desta vez um pouco mais antiga e mais estranha], é uma regrinha difundida por aí que determinava o seguinte: personagem com gênero masculino quando se tratasse de pessoas reais; personagem com gênero feminino quando se tratasse de papel representado ou elemento de ficção. Qual o motivo para isso? Não sei...

Contudo, depois de várias alterações ortográficas e adaptações do colóquio, os dicionários atualmente apontam como correto a combinação do artigo com sexo da pessoa referida.

A pesonagem Capitu é intrigante.
O relato do personagem Bentinho não é confiável.

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa é editado pela Academia Brasileira de Letras e tem valor de lei, assim [no final das contas] o mais adequado é seguir a regra de que personagem é um substantivo comum de dois genêros: "o personagem" e "a personagem".

Somente a título de exemplo, também são considerados como substantivos comuns de dois gêneros: o motorista/a motorista; meu colega/minha colega; bom estudante/boa estudante etc.

Então, acho que é isso aí...

0 Comments:

Categories

Subscribe Us