Essa História Está Diferente - Dez contos para canções de Chico Buarque

Eu sou apaixonadíssima por Chico Buarque [doente mesmo]. Sendo assim, tudo que o envolve tem o poder de chamar minha atenção.

Foi o que aconteceu com Essa História Está Diferente. Assim que soube da existência deste livro, o desejei. Pedi de presente, procurei em livrarias, até que sem querer encontrei-o na biblioteca, lá, lindo... esperando ser lido.

Mais que depressa levei-o para casa com um sorriso no rosto e com aquela vontade de leitor maluco - "se for tão bom quanto eu espero que seja, irei na livraria mais próxima e comprarei minha edição".

Essa História Está Diferente é uma coletânea de contos de dez autores com estilos diversos que recriaram em ficção músicas de Chico Buarque. O livro foi organizado pelo escritor e jornalista Ronaldo Bressane.

Muito bem, assim que comecei a ler, alguma coisa dentro de mim quebrou. Me decepcionei, mas decepcionei muito mesmo! Cheguei até a ficar meio revoltada.

Nem dá para mensurar o grau de decepção que tive com os contos. Gostei somente de dois deles: O do Mia Couto e o do Luis Fernando Veríssimo. Um que foi mais ou menos, foi o conto de Alan Pauls, que eu até que gostei, mas também me deixou um pouco incomodada, talvez pela narrativa pouco convencional. Mas ok, deu pra encarar.

Mas os outros sete contos... foi um amontoado de sofrimento... sofrimento meu por lê-los. Sofrimento meu por não encontrar sentido nem ligação com as músicas que tanto amo. Sofrimento meu por achar que desrespeitaram maravilhosas canções.

Não sei se meu olhar de fã aficcionada não me deixou apreciar Essa História Está Diferente, mas sério... esse livro foi a minha decepção do ano... e olha que o ano acabou de começar.

Entretanto, se você quer ver por si mesmo o que esse livro tem a oferecer, vá em frente... pode ser que sua leitura seja completamente diferente da minha. Que você adore, sei lá... Afinal, como diz o ditado: Gosto, cada um tem o seu!

OBS: Sugiro que você leia primeiro os contos do Mia Couto e do Veríssimo, talvez começando pelo bons, fique mais fácil de encarar o restante...

Avaliação: @@
   

0 Comments:

Categories

Subscribe Us