Grandes Esperanças - Charles Dickens

Acho que acabo de me tornar fã incondicional de Charles Dickens! 

É algo pra lá de impressionante o modo com que ele, em mais de 600 páginas de pura beleza, não pára de nos surpreender com uma história bem construída, instigante e linda.

Um clássico da literatura inglesa do século XIX, Grandes Esperanças faz parte, com certeza, da estante de excelências do gênero. Personagens profundos e bem construídos são parte incontestável deste romance apaixonante.  

Na primeira parte, acompanhamos a infância pobre de Pip, personagem principal e narrador da história. Difícil não caminhar com ele pelo charco, ouvir os sons da ferraria, participar das competições de mordidas de pão com manteiga... Acompanhamos Pip até bem depois de sua maioridade. 

Em relação aos personagens secundários, eles também são primorosamente construídos por Dickens, que faz com que nos apaixonemos logo de cara por Joe, o cunhado/amigo/pai de Pip, um homem simples com um coração imenso. 

A narrativa de Dickens é tão rica e envolvente, que facilmente conseguimos imaginar as pessoas, os lugares, a expressão servil de Pumblechook, a autoridade incontestável do Sr. Jaggers, os valores portáteis de Wemmick e seu lendário idoso, a amizade fácil do cavalheiro pálido, a beleza de Estella e tantos outros. 

Quando nos aproximamos do final, descobrimos que nada nesse livro é escrito por acaso. 

Numa leitura repleta de reviravoltas surpreendentes, não foi difícil perceber a dor da ingratidão, o peso da vergonha, a soberba, o esquecimento, a bondade, o remorso, a vontade de Pip em tornar-se cavalheiro e seu amor apaixonado por Estella.

Entre as várias impressões que essa leitura me deixou (todas positivas), uma expressão específica me intrigou: "com olhos grandes de cor desmaiada". Como será isso? Que cor será essa? Fiquei muito tempo a imaginar que características poderia eu atribuir à cor desmaiada... alguma ideia?

Enfim, não quis aqui dar muitas pistas sobre do que se trata a história, o bom é surpreender-se com ela. Quando menos soubermos, melhor a leitura será!

Portanto, a única coisa que posso dizer sem medo de errar é que esse livro está muito mais do que recomendado, é recomendadíssimo!




0 Comments:

Categories

Subscribe Us