A lista dos 10+

Não sei para vocês, mas eu sempre acho um pouco assustador me deparar com as Listas dos Mais Vendidos que pululam por aí...
Semana passada, sexta-feira mais especificamente, ao passar pela Livraria Cultura do Conjunto Nacional, vi um rapaz, com caderninho em punho, fazendo uma pergunta comum ao vendedor: “Essa é a sessão dos mais vendidos?”. O vendedor, muito solícito por sinal, explicou-lhe como funcionava a dinâmica da livraria.
Esse incidente, aparentemente banal, poderia ser somente mais um dos tantos outros que nos rodeiam diariamente, mas ao olhar mais detidamente a fila do caixa, me deparei com uma moça empunhando sua futura próxima aquisição: nada mais, nada menos que “Cinquenta Tons de Cinza”.
Por causa disso, me apressei em encontrar a Lista dos Mais Vendidos do mês de outubro - encontrada na revista da própria livraria - e eis que:


1º Lugar: Cinquenta Tons de Cinza – E.L.James
2º Lugar: Cinquenta Tons Mais Escuros – E.L.James
3º Lugar: Inverno do Mundo – Ken Follett
4º Lugar: Toda Sua – Sylvia Day
5º Lugar: Diálogos Impossíveis – Luís Fernando Veríssimo
6º Lugar: Um Porto Seguro – Nicholas Sparks
7º Lugar: A Vida Como Ela É. Em 100 Inéditos – Nelson Rodrigues
8º Lugar: Queda de Gigantes – Ken Follett
9º Lugar: Os Enamoramentos – Javier Marías
10º Lugar: A Vida Como Ela É – Nelson Rodrigues

Outra surpresa: nos 10+ de ficção em Inglês temos:
2º Lugar: Fifty Shades, V.1 – Fifty Shades of Grey
3° Lugar: Fifty Shades, V.3 – Freed
4° Lugar: Fifty Shades – Boxed Set
5° Lugar: Fifty Shades, V.2 – Darker


Poxa, o Cinquentão ainda está na estante dos mais vendidos? Como pode?

Simplesmente é algo impressionante, ou no mínimo, preocupante, o fato do Cinquenta Tons de tudo o que se pode imaginar, há mais de 2 meses reinar absoluto no topo da lista dos 10+.
Eu li o primeiro volume e fui até um pouco menos da metade do segundo (não aguentei mais)... e posso dizer, com toda certeza, que essa febre é preocupante.
Entretenimento? Sim e não.
Sim, pois serve para entreter... mas esse é um entretenimento de qualidade? É exatamente aí que a coisa complica.
Claro que é uma coisa ótima o fomento do hábito da leitura na população, mas se a leitura é uma atividade que além de entreter, tem a função de informar, acrescentar, formar opiniões, melhorar o leitor, melhorar o vocabulário do indivíduo, etc... O que podemos concluir dessa febre de sucesso de um livro em que predomina a estrutura de frases primárias?
Ele olhou pra mim. Eu olhei pra ele. Ele abaixou as calças. Minha deusa interior deu um mortal de costas...
...


O que isso quer dizer? Alguém quer arriscar?



0 Comments:

Categories

Subscribe Us