1984 - George Orwell

Pergunta: Como eu vivi até hoje sem ter lido 1984???

George Orwell, na verdade, é o pseudônimo do jornalista inglês Eric Arthur Blair, nascido em 1903 e falecido em 1950.

Com inteligência, perspicácia, humor ácido e muita informação, o jornalista conseguiu escrever um clássico atemporal.

A história foi escrita em 1948, e naquela época 1984 era o futuro que, infelizmente, permeia nosso passado e se faz muito presente em regimes totalitários e, até mesmo, pseudo-democráticos atuais.

Simplesmente uma obra que precisa ser lida, digerida e assimilada.

Para quem não sabe, foi esse livro que inspirou o criador do reality show Big Brother, o Sr. John de Mol. O que, aliás, faz muito sentido, mas de uma forma mesquinha, enfim....

Winston Smith, o personagem principal, é membro do Partido totalitário que governa 1/3 do planeta. Basicamente, o Partido, liderado pela figura quase onipresente do Grande Irmão (Big Brother), controla mentalmente, visualmente e fisicamente tudo e todos aqueles que interessam, que correspondem à aproximadamente 15% de sua população - os membros do Partido.

Por meio de "teletelas", o que podemos entender por computadores que captam e enviam imagens e som, os membros do Partido têm seus pensamentos, ações, atitudes, vidas e tudo mais, totalmente controlados pelo Big Brother...

Sexo? Só para procriação, e olhe lá... O jeito correto de fazer bebês é por inseminação artificial.

Os 85% restante da população, chamados de prole, por não representarem ameaça ao Partido, não são controlados, mas apenas alimentados intelectualmente com novelas, esportes, músicas de baixa qualidade e sem representação política e/ou intelectual, jogos de loteria, educação de péssima qualidade, ou mesmo, sem estudo, jornais sensacionalistas e demais assuntos igualmente destinados à alienação dessa parcela da população.

Hum... acho que já vi isso em algum lugar???

Enfim, 1984 é uma excelente narrativa, que nos envolve na exata medida em que nos intriga, e que para ajudar, ainda tem um final inesperado. Eu juro que não esperava!!!

Simplesmente, uma obra que precisa ser lida!

OBS: Eu li uma edição bem antiga da Companhia Editora Nacional (figura acima), comprada em um sebo na década de 90, que veio com alguns rabiscos e marcações do proprietário anterior. Odeio livros com marcações, mas mesmo estas não foram capazes de ofuscar o brilhantismo desse livro.

Eis aqui o que tenho a dizer: Recomendadíssimo!!!

Avaliação: @@@@@

Um comentário:

  1. Minha querida, a melhor descrição para o impacto desse livro em mim é: um murro no fígado com doses cavalares de bile.
    É um dos melhores livro que já li.
    Caso ainda não tenha lido, leia: A revolução dos bichos. Tão espetacular quanto 1984.
    A propósito, ótimo site. Virei frequentador assíduo.

    ResponderExcluir

Categories

Subscribe Us