Bola de Sebo - Guy de Maupassant

Henry René Albert Guy de Maupassant nasceu em 1850 na comuna francesa de Fécamp, na Alta-Normandia/França. Com saúde debilitada, morreu aos 43 anos, em um manicômio por conta de problemas relacionados com a sífilis.

Amigo de Gustave Flaubert, Maupassant deixou uma vasta obra com romances, novelas, peças de teatro e mais de trezentos contos, dos quais destaca-se Bola de Sebo, um dos mais famosos. Com escrita fluida e agradável, Maupassant agrupa em suas obras intrincadas situações psicológicas e ferrenha crítica social. 
 
O conto Bola de Sebo se passa durante a guerra franco-prussiana, enquanto dez moradores da cidade francesa de Rouen tentam fugir do exército invasor. Bola de Sebo também é o apelido dado à personagem principal, uma prostituta cujo nome verdadeiro é Elisabeth Rousset, e que, por conta do acaso, acaba em uma diligência dividindo espaço com comerciantes, burgueses, nobres, políticos e irmãs religiosas.

A história apresenta uma trama de intriga, distorção da realidade, bondade e egoísmo, em que os personagens representam os membros da sociedade e a batalha moral entre os mais fortes e os mais fracos.

Para aqueles que gostam de bons contos e são curiosos em relação à obra de Maupassant, Bola de Sebo é um ótimo começo!

Enfim... recomendado!



0 Comments:

Categories

Subscribe Us