O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald


De acordo com a descrição encontrada no Wikipedia, The Great Gatsby (O Grande Gatsby) é um romance escrito pelo autor americano F. Scott Fitzgerald, publicado pela primeira vez em 10 de abril de 1925. A história se passa em New York e Long Island durante o verão de 1922, sendo encarado pelos literatos como uma crítica ao "Sonho Americano" e um retrato da Era de Ouro do Jazz.

Pois muito que bem... Esse livro foi escolhido em razão de meu Desafio Literário 2012 (um clássico norte-americano), mas não sei se minhas expectativas eram grandes demais ou se não consegui entrar no espírito da tal crítica ao superestimado “sonho americano”, mas enfim... não gostei do livro...

Eu sei, eu sei... não precisam me matar por isso, mas eu achei a história rasa, boba e que de crítica não tem nada.

O autor tentou ambientar sua narrativa entre os endinheirados de New York da década de 20, que, para variar, não tinham muito mais do que o próprio umbigo na cabeça... mas isso é possível observar em qualquer camada social, até mesmo entre os mais pobres. Frivolidade é um defeito de caráter e não a característica de uma geração.

As grandes festas dadas por Gatsby não pareciam um retrato muito "vivo" das festas da época. Acho que, para mim, o livro todo ficou meio que na promessa...

Na história: algumas festas sem sentido, um amor antigo, uma fatalidade e tudo cai por terra. Não achei que a fórmula convenceu muito e, por se tratar de um clássico, realmente achei que poderia oferecer mais.

Não acho que os eventos do livro representam uma crítica ao sonho americano, pois, quando muito, representam as escolhas superficiais de pessoas sem fibra ou caráter. Fato este que, com certeza, não é monopólio da classe A...

Por mais que eu tenha me esforçado para gostar do livro, a leitura foi sofrida e somente cheguei ao final por não gostar de abandonar um livro pela metade [apesar de ter uns que eu abandono mesmo sem dó]. Achei a narrativa rasa e comum... nada de espetacular.

Sei que muitos não comungam da minha opinião, afinal... é um clássico... mas o que escrevi foi somente minha opinião (e só minha), sem maiores pretensões, pois não sou nenhuma literata... sou apenas uma leitora comum que gosta ou não das histórias que lê...

Mas leia e tire suas próprias conclusões! Pode ser que você, assim como muita gente, adore O Grande Gatsby.

Um comentário:

  1. Li a pouco tempo este livro e também me decepcionei.
    Não achei nada de mais.
    Não encontrei grandes personagens e muito menos um grande narrador.
    Não me convenceu.

    ResponderExcluir

Categories

Subscribe Us