A Civilização do Espetáculo - Mario Vargas Llosa [Lendo o Nobel de Literatura]

A Civilização do Espetáculo de Mário Vargas Llosa, o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2010.
Na minha opinião, se ele é um livro interessante para quem concorda com as opiniões do Llosa, ele é ainda mais interessante para quem com elas discorda!!! Leiam!!!


0 Comments:

A Errância da Leitura...

Ontem me perguntaram o porquê do nome "O Errante Literário"... 

Pensei um pouco sobre o assunto e acabei explicando que o Errante Literário é um boneco de madeira que vive na minha estante. No entanto, refletindo melhor sobre o assunto, acho que esse boneco poderia representar meu cérebro que caminha errático pela leitura à procura das palavras que tanto o confortam.

Em termos de conceituação, o Errante é aquele que anda sem destino, que vive a vaguear. Refere-se, ainda, à aptidão de ser nômade, erradio. Sendo assim, minhas aventuras literárias certamente podem ser classificadas como errantes, pois sempre estou à procura de novos livros, estilos e culturas.

O Errante Literário - meu boneco de madeira - pode ser, então, o alter ego de um cérebro em eterna procura de novos conceitos, novas ideias, conhecimento... Acho que assim, aquela pergunta inicial terá uma resposta bem melhor do que a que eu - de forma irrefletida - dei pessoalmente! 

.

0 Comments:

Marcações # 1 - Sejamos todos feministas (Chimamanda Ngozi Adichie)

Hoje decidi criar um cantinho aqui no blog para as marcações que faço nos livros. Frases, parágrafos, passagens que chamaram minha atenção. O primeiro livro dessa nova série é da Chimamanda Ngozi Adichie, "Sejamos todos feministas". Na realidade, é a transcrição de uma palestra sensacional que ela deu no TED sobre o feminismo. Vale muito a leitura!!!

Agora, só para vocês terem um gostinho:

==========
Sejamos todos feministas (Chimamanda Ngozi Adichie)
- Seu destaque ou posição 65-68 | 

Se repetimos uma coisa várias vezes, ela se torna normal. Se vemos uma coisa com frequência, ela se torna normal. Se só os meninos são escolhidos como monitores da classe, então em algum momento nós todos vamos achar, mesmo que inconscientemente, que só um menino pode ser o monitor da classe. Se só os homens ocupam cargos de chefia nas empresas, começamos a achar “normal” que esses cargos de chefia só sejam ocupados por homens.
==========
Sejamos todos feministas (Chimamanda Ngozi Adichie)
- Seu destaque ou posição 178-184 | 

Ensinamos as meninas a sentir vergonha. “Fecha as pernas, olha o decote.” Nós as fazemos sentir vergonha da condição feminina, elas já nascem culpadas. Elas crescem e se transformam em mulheres que não podem externar seus desejos. Elas se calam, não podem dizer o que realmente pensam, fazem do fingimento uma arte. Conheço uma mulher que odiava tarefas domésticas, mas fingia que não, já que fora ensinada a ser “caseira”, como “uma boa esposa” tem de ser. Finalmente ela se casou. E a família do marido começou a reclamar quando seu comportamento mudou. Ora, na verdade ela não mudou. Ela apenas se cansou de fingir ser o que não era. O problema da questão de gênero é que ela prescreve como devemos ser em vez de reconhecer como somos. Seríamos bem mais felizes, mais livres para sermos quem realmente somos, se não tivéssemos o peso das expectativas do gênero.

0 Comments:

TAG Minhas Estante, Meu Mundo

TAG criada por Isabela do Livrisa
.

0 Comments:

Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk - Nikolai Leskov [Lendo Russos]

Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk - Nikolai Leskov


0 Comments:

Olhai os Lírios do Campo - Érico Veríssimo

Mais um livro sensacional da Literatura Nacional!

0 Comments:

Categories

Subscribe Us