Sonata da Última Cidade - Renato Modernell

Estou lendo um romance ambientado em São Paulo chamado Sonata da Última Cidade. Eu nunca tinha ouvido falar do autor antes, Renato Modernell, um gaúcho nascido em Rio Grande/RS que mudou para São Paulo em 1972, e que se apaixonou pela cidade da garoa.

Este livro conta a saga da imigração italiana desde o final do século XIX até um pouco depois da metade do século XX, sempre acompanhada de uma espécie de mapa astrológico de São Paulo, como por exemplo: "Vênus, o planeta dos amores e prazeres passou da Vila Mariana ao Bexiga e formou um fortíssimo trígono com Júpiter, o planeta da expansão, que percorria os Campos Elísios".

Em meio à vida dos imigrantes italianos, o autor vai "desenhando" São Paulo desde seu início, quando tudo ali era uma mata só. Apesar de ser uma leitura muito agradável, o livro pode não ser tão atrativo para os leitores que não possuem nehuma ligação emocional com a cidade da garoa, como o é para aqueles que já cansaram de andar pelo Anhangabaú, Largo da Concórdia, Rua Direita, Rua da Quitanda, Viaduto do Chá, Higienópolis, Ipiranga, Rua do Gasômetro, Santa Efigênia, XV de Novembro, Praça da Sé, Brás, Luz, Barra Funda, Liberdade, Consolação, Praça da República, Largo da Pólvora, Aclimação, Glicério, Lapa, Água Branca, Vila Carrão, Paulista e tantos outros lugares.
Para quem conhece a cidade como eu, a leitura da Sonata da Última Cidade é uma viagem no tempo que nos mostra como era a nossa tão amada cidade antes de se tornar o monstro megalomaníaco de hoje.

Ainda não acabei de ler o livro, mas a cada página uma cidade nova (e velha ao mesmo tempo), se descortina na minha frente. Para aqueles que gostam de São Paulo tanto quanto eu, este livro é um prato cheio de sabores, odores e detalhes que nos fará amar ainda mais essa cidade tão cheia de contrastes.




* Essa é a ilustração inicial do livro, uma espécie de mapa astrológico de São Paulo, muito bem bolada.

Eu nasci e cresci ali no Butantã, sob a influência de áries, e você???

0 Comments:

Categories

Subscribe Us